26 de dez. de 2011

A história do Centro Espírita Antonio de Pádua

O Ceap - Centro Espírita Antônio de Pádua, foi fundado nesta cidade em 13 de junho de 1920 e reorganizado como sociedade civil em 29 de dezembro de 1931, com estatuto e regimento interno aprovados na sessão de 25 de fevereiro de 1932.

O CEAP teve, até a presente data, seis alterações estatutárias, determinadas por Assembléias Gerais Extraordinárias de sócios, sendo que última alteração foi realizada no dia 25 de abril de 2009, ocasião em que foi modificada a modalidade de gestão, passando de sistema presidencialista para sistema colegiado, passando a ser composto por uma Diretoria Colegiada formada por 5 diretores: Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor de Assistência Espiritual, Diretor de Assistência Social e Diretor de Comunicação Social.

Não se sabe ao certo quando foi fundado o Centro Espírita Antônio de Pádua. Tradição oral diz que “foi nos primórdios deste século, em um 13 de junho”, tendo à frente João Jorge Vidal. Foi reorganizado em 29/12/31. Pelo seu primeiro estatuto, de 25/2/32, o Ceap teria mais do que os 91 anos de hoje, porque na sua última página, sob o intertítulo “Histórico” está escrito:

"O Ceap foi fundado há mais de 20 anos, a contar da sua reorganização em 29/12/31. Foi seu fundador e primeiro Doutrinador–Presidente, o Mestre JJ. (leia-se João Jorge Vidal), que teve como substituto, após a sua passagem, o Sr. Olívio Batista”.

Como unidade fundamental do Movimento Espírita, o CEAP tem por finalidade estudar e praticar o Espiritismo no seu tríplice as-pecto de ciência, filosofia e religião, com observância e difusão dos ensinos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, em conso-nância com as diretrizes da Federação Espírita Brasileira.

Desde a sua fundação o CEAP vem “trabalhando para dar fé aos que em nada crêem; para espalhar uma crença que os torna melhores uns para com os outros, que lhes ensina a perdoar aos inimigos, a se olharem como irmãos, sem distinção de raça, casta, seita, cor, opinião política ou religiosa ....numa palavra, uma crença que faz nascer o verdadeiro sentimento de caridade, de fraternida-de e de deveres sociais” (Estatuto do Centro Espírita Antônio de Pádua, Capítulo I, Art. 2°).



O Ceap só teve três sedes, todas no centro de Niterói–RJ: a primeira na Rua Visconde de Itaboraí, 343, a segunda na Rua da Conceição, 189–sobrado, e aatual, na Rua Visconde de Sepetiba, 426 (Cep 24020-206 e tel 2620.7303).

PATRONO

 Antônio de Pádua nasceu em Lisboa, Portugal, em 15/8/1195, e desencarnou em Pádua, Itália, em 13/6/1231, com 36 anos de idade. Seu nome civil era Fernando Bulhões Taveira. Aos 15 anos entrou para o Convento dos Cônegos de Santo Agostinho.  Posteriormente ingressou para a Ordem Franciscana, onde foi ordenado sacerdote em 1220. Durante viagem para o Marrocos adoeceu gravemente e foi reembarcado para a Europa. Ventos contrários aportaram seu barco na Sicília, Itália, indo convalescer num convento de frades, onde foi cozinheiro e levou lida contemplativa obscura. Um dia, escalado inesperadamente para falar em assembléia geral franciscana (“Vai e fala o que o Espírito Santo lhe inspirar”) a todos encantou com sua oratória. Francisco de Assis, fundador e superior dos franciscanos, seu contemporâneo, o chamada de “o meu bispo”. O Papa Gregório IX quis um dia ouvi–lo e, encantado, chamou-o de Arca do Testamento, o qual ele sabia de cor. Outros auditórios o apelidaram de Trombeta do Evangelho e Martelo dos Hereges. O Papa Leão XIII o denominou Santo de Todo o Mundo. Doutor da Igreja – Doutor Evangélico – Antônio de Pádua/Lisboa foi canonizado em 30/5/1232. Padroeiro de Portugal é o Santo de maior popularidade (tido como casamenteiro), em todo o mundo.
No seu livro Antônio de Pádua – Sua vida de milagres e prodígios, Almerindo Martins de Castro (editado pela Feb) afirma que o patrono do Ceap foi médium dos maiores, senão o maior: vidente, profético, de materialização, de efeitos físicos, de transporte, de transfiguração, de cura inspirado, senão esta última a sua maior faculdade mediúnica, podendo–se dizer que ele foi o melhor médium pregador de todos os tempos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário